A magia do Natal em Liubliana, a capital da Eslovênia

Depois de cinco meses viajando, o Natal de 2016 se aproximava e eu entrava pela primeira vez em um país do leste europeu. Espanha, França e Itália ficaram para trás e agora chegava à Liubliana, a capital da simpática Eslovênia. Peguei um ônibus da Flixbus em Veneza e cheguei na cidade eslovena algumas horas depois.

liubliana 1.JPGDesci na rodoviária de Liubliana e caminhei em direção ao centro para encontrar meu hostel. No percurso, a primeira impressão foi das melhores. Vi um motorista reclamando – com razão – porque o Papai Noel atravessou a faixa de pedestres com o sinal fechado. Na foto do momento, uma surpresa. Ao fundo, a publicidade diz “entre no novo ano sorrindo”.

libljana  (2).JPGO frio indicava que um inverno rigoroso estava começando. E, de fato, o inverno de 2016/2017 foi um dos mais severos da história recente da Europa. Na Eslovênia, as baixas temperaturas não pareciam impedir o espírito natalino. O centrinho de Liubliana ficava lotado todas as noites, apesar do frio e da neve.

libljana  (5).JPGApresentações artísticas e barracas de comida eram as atrações da feirinha de Natal da cidade. Mesmo com muitas roupas, os eslovenos ficavam na rua até tarde e acompanhavam os shows gratuitos no centro enquanto bebiam quentão. Famílias estavam reunidas na rua e as crianças corriam de um lado para o outro ignorando a temperatura congelante.

libljana  (3).JPGA principal rua do centro de Liubliana, que acompanha o rio e está aos pés do monte do castelo, estava completamente decorada com luzes natalinas. À noite, as luzes preenchiam o cenário, refletiam no rio e compunham um cenário mágico com o castelo iluminado de azul ao lado.

libljana  (4).JPGA simpatia dos eslovenos foi outro ponto que ajudou a fazer o meu Natal viajando sozinho mais aconchegante. Todos os locais com quem conversei, ao saber que eu era brasileiro, comentavam que meu país é muito grande e o deles é pequeno. A humildade dos moradores dessa nação de pouco mais de 2 milhões de habitantes sempre soava como simpatia. Tirando a dificuldade de comunicação, pois nem todos falam inglês, a população eslovena se esforça para ser receptiva e mostrar o que de melhor há em seu país.


Na noite da véspera de Natal o centrinho estava lotado. Quase não havia espaço para caminhar. A cidade é pequena, tem pouco menos de 300 mil habitantes, e boa parte deles estava lá. Músicas natalinas como “Let it snow” e “Jingle Bells” tocavam em quase todas as lojas e barracas de comida.

libljana (1)O Natal em Liubliana foi bonito, frio e aconchegante. A capital da Eslovênia é um lugar recomendado para quem quer viajar nessa época do ano em busca de um destino tranquilo com um Natal de verdade, boa comida e preços acessíveis. Tenho certeza que você também vai se sentir em casa.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s