As surpresas do Parque Natural da Serra da Estrela na primavera

DSC_0070 (2).JPG
Lagoa Comprida

Destino muito popular no inverno, o Parque Natural da Serra da Estrela, no centro de Portugal, guarda surpresas de encher os olhos fora da alta temporada. Nos meses mais frios do ano, a altitude de cerca de 2 mil metros proporciona uma paisagem nórdica, com montes cobertos de neve e estações de esqui muito populares. No entanto, fora desse período, a Serra da Estrela é um bom destino para camping, trilhas e contato direto com a natureza sem bater os dentes ou disputar espaço com outros visitantes.

DSC_0030 (2).JPGDSC_0026 (2).JPG

O parque possui vários locais oficiais para campismo, com infraestrutura completa e de fácil acesso. Nos meses mais quentes é sempre possível encontrar vagas e a temperatura permite ficar ao ar livre durante a noite para admirar o céu bordado de estrelas (será que vem daí o nome da Serra?).

DSC_0080 (2).JPG

O Covão D’Ametade foi um parque de campismo, mas agora está abandonado. O lugar fica num vale na encosta das montanhas, onde de um lado você tem a vista dos pontos mais altos da serra e de outro um horizonte infinito em direção ao oeste. Os rastros dos turistas que não respeitam a natureza estão por ali, com montanhas de lixo acumuladas no bosque, mas a beleza do lugar segue preservada.

covao.jpg
Covão D’Ametade, do satélite do Google

Algumas casas abandonadas, churrasqueiras, um riacho de pedras, cascatas que caem das montanhas e trilhas formam o cenário do amontado de pinheiros do Covão D’Ametade. Visto pela imagem de satélite, o vale tem o formato de um coração.

DSC_0047 (2).JPG
Barragem do Covão dos Conchos

Foi também a vista aérea que tornou a barragem do Covão do Conchos um dos locais mais visitados da Serra da Estrela. O reservatório de água que fica próximo da Lagoa Comprida e só pode ser acessado a pé. Um enorme buraco no meio do lago por onde a água encanta os turistas nesse local. A cena inusitada ficou famosa depois da divulgação de um vídeo feito com um drone. Após cerca de 30 minutos de caminhada chegamos à barragem e percebemos que é possível se aproximar da margem e ver o túnel de escoamento bem de perto.

DSC_0068 (2).JPG
Barragem do Covão dos Conchos

Andar pelas estradas que cortam a Serra da Estrela durante a primavera enche os olhos com um cenário formado por pedras, flores e muito verde. É difícil resistir à tentação de parar em todos os mirantes para apreciar a paisagem infinita. Perto da torre, o ponto mais alto da serra, construções de estilo nórdico abrigam hotéis e estações de esqui.

DSC_0012 (2).JPG

Onde ir na Serra da Estrela:

Covão dos Conchos: barragem artificial que ficou conhecida após a divulgação das impressionantes imagens do túnel que se abre na água. Localização aqui.

Covão D’Ametade: vale em formato de coração, antigo camping hoje abandonado. Localização aqui.

Torre: é o ponto mais alto da Serra da Estrela.

Poço do Inferno: lago e cascata com 10 metros de altura. Localização aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s