Cinco praias nudistas de Portugal e Espanha

 

Se você já deu um mergulho no mar sem roupa com certeza sabe que a sensação é muito boa. Se nunca teve essa experiência, quando tiver vai passar a achar desconfortável ter que usar sunga ou biquíni na próxima vez que for à praia. Felizmente, em praticamente todos os litorais, há praias de nudismo que permitem essa sensação de liberdade.

01-lucas
Foto: Eduardo Audy

Na península ibérica não é diferente. Além do topless ser liberado em todas as praias, os lugares onde a roupa é dispensável estão espalhados por toda a costa, seja no Atlântico ou no Mediterrâneo. Quando os portugueses e os espanhóis foram para a América levaram, além dos espelhinhos, todos os seus pudores católicos e, com certeza, deixaram lá.

deserta costa do sol (1).JPGEstive em cinco desses lugares e conto um pouco de cada um.

Praia do Cañuelo (Cádiz, Espanha)

canuelo noite.jpg
Foto: Eduardo Audy

Localizada entre El Lentiscal e Zahara de los Atunes, na província de Cádiz, na Andaluzia, essa praia espanhola foi um verdadeiro achado. Está escondida atrás das dunas de Bolonia, uma antiga cidade romana cujo complexo de ruínas é um dos mais bem conservados da Europa, a Praia do Cañuelo só pode ser acessada a pé, através de duas trilhas. Uma delas começa no Farol de Camarinal, um radar militar que vigia o Mar Mediterrâneo. A outra entrada é escondida a partir de uma estrada de terra sem nenhuma sinalização.

deserta costa do sol (3).JPG

Cañuelo é uma praia nudista muito procurada, mas ficar sem roupa não é obrigatório. Assim, nas tardes quentes de verão a faixa de areia fica lotada e os peladões se misturam com quem optou por manter a roupa de baixo. O mais fantástico dessa praia é a vista, pois se o tempo colaborar você consegue enxergar as montanhas do Marrocos do outro lado da entrada do Estreito de Gibraltar.

deserta costa do sol (2).JPG

À noite a completa ausência de luz artificial possibilita um céu incrivelmente estrelado. Não é permitido acampar, mas mesmo assim passei a noite no Cañuelo em agosto e pude observar dezenas de estrelas cadentes da chuva de meteoros anual conhecida como Perseidas.

 

Piscinas Naturais de Bolonia (Cádiz, Espanha)

costa do sol 2 (2).JPG

Também na província de Cádiz, entre El Lentiscal e a praia de windsurf de Valdevaqueros, estão as Piscinas Naturais de Bolonia. São uma formação natural de barreiras de pedras que formam piscinas na beira da praia.

costa sol (1).JPG

Não apenas no local, mas em várias outras pequenas praias nesse trecho do litoral, os banhistas abrem mão do uso de qualquer roupa. O isolamento do local contribui para essa liberdade que os frequentadores dessas praias quase desertas se permitem.

costa sol (2).JPG

Para acessar as Piscinas Naturais de Bolonia são cerca de 10 minutos de caminhada desde a localidade de Paloma Baja ou um pouco mais desde a vila de El Chaparral.

 

Praia de Guadalmar (Málaga, Espanha)

malaga (2).JPG

Em Málaga, também na Andaluzia, um trecho da extensa faixa de areia da praia de Torremolinos foi definido como nudista. O local fica exatamente nos fundos do aeroporto de Málaga. Enquanto você está na areia os aviões passam bem em cima da sua cabeça.malaga (1).JPG

Não há separação entre a parte nudista e não nudista da praia. Você pode simplesmente estar caminhando pela areia e passar por um trecho no qual as pessoas estão peladas. Não há nenhuma privacidade e a única certeza de que aquilo realmente é uma praia nudista é a pequena placa fincada na areia. O acesso à Praia de Guadalmar pode ser feito pelo bairro de mesmo nome em Málaga ou pela cidade vizinha de Torremolinos, sendo que a segunda opção requer um tempo maior de caminhada pela areia.

 

Praia do Meco (Sesimbra, Portugal)

meco (1).JPG

Um dos destinos nudistas mais procurados das proximidades de Lisboa no verão é a grande Praia do Meco, localizada na Aldeia do Meco na costa de Sesimbra. A grande extensão da faixa de areia, de aproximadamente 4 km, permite alguma privacidade. Famílias inteiras costumam passar os finais de semana por lá.

meco (6).JPG

 

Um dos costumes dos frequentadores do Meco é usar o barro marrom das encostas para passar no corpo. Não se assuste se cruzar por um banhista pelado e com o corpo todo pintado. Acredita-se que esse barro faz algum bem para a pele.

meco (3).JPG

A praia é famosa por ter sido escolhida uma das 7 melhores praias de Portugal, mas também por um episódio trágico amplamente divulgado pela mídia local. Em 2013 seis estudantes morreram afogados quando tomavam banho à noite no local. Por isso, tenha cuidado.

meco (5).JPG

O Meco fica a 40 km de Lisboa e é de fácil acesso. Há estacionamento farto, um bar e um restaurante logo na entrada.

 

Praia 19 (Costa da Caparica, Portugal)

19.jpg
Foto: lisbonbeach.com 

Localizada no final da Costa da Caparica, a Praia 19 é a praia LGBT de Lisboa e considerada uma das melhores da Europa. Assim como o Meco, tem uma extensa faixa de areia. O nome da praia vem do fato de estar perto da parada número 19 do pequeno trem que transporta os banhistas na costa. A praia fica dentro da Reserva Natural da Arriba Fóssil da Costa da Caparica, uma área protegida criada para preservar as características geológicas únicas da região.

19 2.jpg
Foto: lisbonbeach.com

A Praia 19 fica cerca de 30 km ao sul de Lisboa. O estacionamento mais próximo fica na praia seguinte, a 17. Ao sul da 19 está a aldeia de Fonte da Telha, onde também há lugar para estacionar e bares e restaurantes.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s