A incrível vista das montanhas de Ronda, na Espanha

Ronda é uma cidade num lugar improvável, que só faz sentido se pensarmos que quando foi fundada a localização era perfeita para a proteção do lugar. Do alto das montanhas onde essa pequena cidade espanhola está instalada se pode ver até onde a vista alcança. Dos vários mirantes à beira da encosta é possível ter uma vista panorâmica incrível das montanhas da região.

DSC_0704.JPG
Vista de La Ciudad, o casco histórico de Ronda

Com fama de cidade romântica, Ronda é uma bela obra humana de várias culturas construída ao longo dos anos. Para ser romântico, diria que é como o amor: improvável no início, leva tempo para se tornar algo concreto, mas quando fica pronto é de uma beleza de causar inveja.

DSC_0327 (3).JPG
Das trilhas por fora da cidade é possível ter a visão completa de Ronda

Não é por acaso que Ronda é o terceiro destino turístico mais procurado da comunidade autônoma da Andaluzia, disputando a atenção dos visitantes com as cidades da Costa do Sol, que têm algumas das melhores praias da Espanha, e a com a sempre bela Sevilha.

DSC_0504 (2).JPG
Construída no topo das montanhas, Ronda oferece uma visão completa das serras da região

Ronda está a cerca de 100km de Málaga. A viagem por si só já é uma atração. O caminho de curvas entre as montanhas exige atenção dos motoristas – principalmente nas ultrapassagens – e proporciona um bonito passeio pelas serras da região. A partir de Málaga, você pode optar pelo transporte público. A viagem de trem ou ônibus dura menos de uma hora e custa cerca de 10 euros.

DSC_0464 (2).JPG
A rua comercial mais movimentada da cidade, na parte nova de Ronda

Ao chegar você provavelmente terá um primeiro contato com a parte nova, que é dividida do casco histórico pelas três pontes que são paradas obrigatórias durante o passeio. A maior delas, a Ponta Nova, é o principal cartão postal da cidade. Ronda está a quase 800 metros do nível do mar, no topo de duas montanhas que são divididas por um grande cânion chamado El Tajo de Ronda por onde passa o rio Guadalevín.

DSC_0605.JPG
Ninguém resiste a fotografar a grandiosidade da Ponta Nova

Ronda tem mais de 2 mil anos. Suas origens datam do século 6 A.C., quando foi fundada pelos celtas e chamada Arunda. Ao longo da história, foi cidade romana, depois dominada pelos muçulmanos e, pouco antes de 1500, conquistada novamente pelos reis católicos espanhóis. As marcas de tantas culturas diferentes persistem nessa pequena cidade de 35 mil habitantes, com exceção de algumas construções árabes destruídas pelos franceses durante a guerra napoleônica.

DSC_0525 (2).JPG
Isso é o que você vai ver de dentro do cânion conhecido como Tajo de Ronda

A cidade está dividida em três bairros principais. El Mercadillo é o mais novo deles, onde está a Estação Ferroviária, a rodoviária e muitas lojas e supermercados.

DSC_0472 (2).JPG
Escultura na Praça do Socorro, no bairro El Mercadillo

O bairro de San Francisco é o mais antigo, começa na grande porta de Almocábar, uma das entradas da muralha que cercava a cidade, passa por estreitas ruelas de pedra e chega até as ruínas dos Baños Arabes.

DSC_0669.JPG
A porta de Almocábar, que já foi a entrada principal de Ronda durante o domínio árabe

Ao se aproximar da Ponta Nova (Puente Nuevo), está a região histórica conhecida como La Ciudad, onde ficam os principais palácios, igrejas e museus.

DSC_0682.JPG
As surpresas das ruelas de San Francisco
DSC_0501 (2).JPG
Vista da Ponta Nova

O que visitar em Ronda:

Puente Nuevo: é a principal atração da cidade. Foi construída há mais de 200 anos para facilitar a ligação entre a parte nova e a parte velha de Ronda. Tem 100 metros de altura e oferece vista panorâmica e assustadora. Os moradores contam que a ponte é um “tradicional” local de suicídios. O caminho em um dos lados da ponte, inclusive, leva o nome de um cidadão oriental, provavelmente vítima de uma fatalidade no local.

DSC_0521 (2).JPG
Puente Nuevo

Trilhas: a melhor vista de Ronda é das trilhas pela montanha que começam no bairro La Ciudad e levam até um ponto de onde se pode ver o cânion do Tajo, a Ponte Nova e o mirante de Aldehuela. Essas trilhas também levam até o rio, justo embaixo da gigantesca Ponte Nova. O caminho é perigoso, mas a vista de dentro do cânion compensa.

DSC_0643.JPG
A vista de um dos pontos de parada da trilha

Baños Arabes: as ruínas das termas árabes de Ronda são as mais conservadas da Espanha.

Muralhas árabes: no início do bairro de San Francisco está a porta de Almocábar, a parte mais preservada da muralha árabe que cercava a cidade.

Praça do Socorro: situada na parte nova da cidade, tem bares, restaurantes e cafés.

Mirante de Aldehuela e Balcón del Coño: é o melhor mirante da cidade. Até por isso, o mais disputado. Lugar perfeito para ver o pôr-do-sol.

DSC_0692.JPG
O miradora de Aldehuela

DSC_0702.JPG

Paseo de la Alameda del Tajo: o parque na parte nova da cidade proporciona uma vista incrível das montanhas da Serra de Grazalema. Há um trecho chamado “Paseo de los Ingleses”, um caminho de menos de um quilômetro que contorna parte da cidade.

DSC_0462.JPG
Alameda do Tajo

Plaza de Toros: dizem que é uma das mais antigas e impressionantes da Espanha. Ronda é, inclusive, apontada como berço das touradas. Particularmente, não fiquei interessado, mas quem gosta diz que vale pagar o ingresso.

Museu Municipal de Ronda: está instalado no Palácio de Mondragón e oferece, majoritariamente, informações arqueológicas da região.

Museu do Baldolero: dedicado a explicar ao visitante o fenômeno social conhecido como bandolerismo, que remonta ao período pós-invasão francesa, quando a cidade ficou empobrecida e muitos de seus moradores pegaram em armas e passaram a se dedicar a furtos, assaltos e contrabando de produtos de Gibraltar.

DSC_0696.JPG

DSC_0698.JPG

Anúncios

2 comentários sobre “A incrível vista das montanhas de Ronda, na Espanha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s