Belezas e surpresas de Santa Teresa e Punta del Diablo

IMG_3628.jpg
Hostel em Punta del Diablo com vista para a praia do Rivero

O litoral do Uruguai vai muito além da praia pop e cara de Punta del Este. Se você pretende descobrir lugares diferentes e não tão badalados, recomendo um destino próximo da fronteira com o extremo sul do Brasil.

IMG_3807.jpg
Lateral do Forte de Santa Teresa

O Parque Nacional de Santa Teresa, que começa no povoado de Punta del Diablo, oferece um cenário de praias paradisíacas, algumas sem sinais da presença do homem, resquícios de uma época de guerras e rica fauna terrestre e marinha – com sorte você pode ver uma baleia ou alguns lobos-marinhos no caminho.

IMG_3746.jpg
Muralhas do Forte de Santa Teresa

Punta del Diablo, onde há muitos hotéis, pousadas e hotels e foi o ponto de partida para explorar o parque, fica a 292 km de Montevidéu, a capital Uruguai, mas a apenas 44 km do Chuí, a cidade brasileira mais ao sul (com certeza você já ouviu a expressão “do Oiapoque ao Chuí”).

IMG_3761.jpg
Fortificação já abrigou militares de Espanha, Portugal e rebeldes

Com uma área de 3 mil hectares, o parque conta com quilômetros de trilhas, cinco praias e a grande atração: o Forte de Santa Teresa, construção militar de 1762 que já foi ocupada por forças espanholas, portuguesas e tropas independentistas e hoje foi convertido em um museu que ajuda a explicar a história conturbada dessa região palco de disputas seculares.

IMG_3709.jpg
Jardins do Parque Nacional de Santa Teresa

No interior do parque também há um complexo botânico formado por jardim, estufas e um viveiro construído em 1939 para o cultivo de plantas dos cinco continentes. O objetivo dessa estrutura é abastecer o cultivo de plantas e árvores no parque. Perto dali há o mirante da Lagoa da Peña, onde está a maior reserva de capinchos (capivaras) do país.

IMG_3677.jpg
O povoado de Punta del Diablo num início de manhã

Na ponta sul do parque está a vila de Punta del Diablo, habitada por menos de mil pessoas, a maioria pescadores e artesãos. No verão, o povoado fica cheio de turistas de todas as partes do mundo. É parada certa de mochileiros europeus que estão viajando pela América Latina, mas também é destino frequente de uruguaios, brasileiros e argentinos que querem um pouco de sossego nos meses de férias.

IMG_3663.jpg
Rochas e areias na Praia de Santa Maria

No entorno do povoado há quatro praias – Praia do Rivero, Praia dos Pescadores, Praia da Viúva e Praia de Santa Maria – que estão sempre ocupadas pelos visitantes. A Praia da Viúva é a maior delas, e termina no farol de Punta Palmar. Depois dele, está a Praia de Santa Maria. São locais ideais para fazer uma trilha de uma tarde.

IMG_3635.jpg
A praia da Viúva

De costas para a grande Lagoa Negra, nos próximos 50 km até a próxima vila de pescadores, o caminho é selvagem e inexplorado. Valizas é a próxima povoação, no início do Parque Nacional de Cabo Polonio.

IMG_3614.jpg
Caminhos no povoado de Punta del Diablo

O que visitar na região:

Parque Nacional de Santa Teresa: trilhas e contato com a vida selvagem do litoral uruguaio.

Forte de Santa Teresa: fortificação de mais de 250 anos que já foi ocupada por espanhóis, portugueses e rebeldes. Hoje é um museu.

Mirante da Lagoa da Peña: bela vista da região e grande possibilidade de avistar os famosos capinchos (capivaras), animal típico da região.

Praia Cerro Verde: a mais ao norte dentro do parque, fica de frente para pequenas formações rochosas chamadas Ilhas da Coronilla.

Praia da Moça e Praia das Achiras: ainda dentro do parque, são separadas uma da outra por um pequeno povoado onde há restaurante e supermercado, caso precise reabastecer.

Praia do Barco: na ponta norte dessa praia, também localizada no interior de Santa Teresa, há um mirante de baleias.

Praia Grande: é a de maior extensão dentro do parque e a que fica mais próxima de Punta del Diablo.

Punta del Diablo: o povoado tem boa estrutura para receber os visitantes, com vários locais para hospedagem e comércio. Mas atenção: não há bancos.

Praia do Rivero e Praia dos Pescadores: ficam na vila de Punta del Diablo. Muitos hotels têm vista para uma delas.

Praia da Viúva: a maior em extensão, fica ao sol do vilarejo.

Punta Palmar: um farol no meio do nada, no fim da praia da Viúva. Bom lugar para tentar avistar algum animal marinho.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s